Especial 2º ACAGRUP

    O nosso Agrupamento realizou no passado fim de semana o seu 2º ACAGRUP – Acampamento de Agrupamento, uma Atividade realizada em Fafe, com acampamento no Campo de Atividades Escutistas na Freguesia de Golães, localizada nos subúrbios da cidade de Fafe.

    A Atividade intitulada de “Bué de Altamente”, tinha como imaginário “O Arco Iris dos Valores”, e sempre com S. Pedro como nosso lema.

    A concentração dos Elementos aconteceu por volta das 08.00 da manhã, junto ao Salão Paroquial, onde minutos depois chegou um autocarro, alugado para transportar elementos para a cidade de Fafe.

    Eram 10.00 da manhã, quando o Autocarro chegou ao Campo de Atividades Escutistas de Golães, onde ficou estacionado, para ser utilizado mais tarde.

    Chegados ao Campo, a primeira tarefa foi a montagem de campo, com todos os elementos presentes a montarem as tendas das respetivas secções no espaço que nos estava destinado, um espaço bastante agradável, sossegado e com diversas infraestruturas de apoio (balneários, Wc, cozinha, etc.)

    Depois de devidamente instalados, foi altura de dividir tarefas, para o restante tempo da Atividade.

    O entusiasmo era grande, e a espectativa também, já que todos os pormenores da Atividade foram mantidos em “segredo” pela equipa de Animação que organizou a Atividade. Mas algo começava a criar alguns receios, entre os presentes na Atividade, as condições atmosféricas não eram as mais favoráveis, alternando entre períodos se sol e chuviscos, que durante a parte da tarde deram tréguas, voltando ao final da noite o que acabou por condicionar o restante programa que havia sido definido para a atividade.

    Depois de um almoço de partilha, procedeu-se a abertura oficial do Campo, com o içar da bandeira nacional, ao som da Radiosa Floração cantada por todos os presentes.

   

Atividades Radicais

 

Para as Atividades da tarde, deslocamo-nos no Autocarro para o Complexo Turístico de Rilhadas, situado na Freguesia de Cepães – Fafe.

    À chegada do Complexo Turístico de Rilhadas, já tínhamos a nossa espera uma equipa de monitores para nos acompanhar nas Atividades que iriamos realizar.

    Foi nesse momento que foi desvendado o programa de atividades a realizar nessa tarde no complexo. E que grande surpresa para todos, o Complexo Turístico de Rilhadas, estava equipado com um Kartódromo, piscinas, campo de futebol, circuitos de aventura radicais (pontes himalaia, rapel, etc.), pavilhão indoor, jogos tradicionais, e para nossa segurança um circuito interno de deslocações mais precisamente uma pista de cicloturismo, por onde poderíamos circular sem perigo. Tudo isto a nossa disposição.    

    O entusiasmo dos presentes depressa transbordou, e ainda não tínhamos iniciado as atividades.

    As secções foram divididas pelos monitores, que as iriam acompanhar, nas atividades realizadas e assim partiram para uma tarde de aventura e diversão que dificilmente será esquecida.

    Cada secção tinha já um programa de atividades pré definido, com atividades adequadas a todas as idades dos elementos das Secções, que viriam a culminar com um encontro de todos nas piscinas do complexo, onde se verificaram momentos verdadeiramente espetaculares de diversão e bom entendimento entre todos.

    Lobitos

Os nossos Lobitos, começaram a atividades com um jogo de orientação, depois seguiram para um insuflável gigante para escala-lo, depois de reporem as forças, jogaram futebol, numa partida bem animada, e no final… o delírio total, o assalto a piscina.

    Exploradores

    Os nossos Exploradores, começaram a atividade com um jogo tradicional, o tiro ao alvo, e que afinada estava a pontaria, seguiu-se um jogo indoor, onde três elementos tinham que caminhar em conjunto presos a dois “esquis” artesanais. Terminado esse jogo, foi a vez dos mais destemidos passarem pelo circuito das pontes radicais, no final, a diversão continuou na piscina.

Pioneiros e Caminheiros

    Os nossos Pioneiros e Caminheiros, começaram logo pelas Atividade mais radicais, indo diretos para o circuito das pontes suspensas, tipo ponte himalaia entre outras.   E que corajosos que eles foram ao fazerem o circuito das pontes, onde houve momentos de pura adrenalina, coragem, diversão e muito humor a mistura.

    Kartódromo - Pura Adernalina

Terminado o circuito das Pontes, os nossos Pioneiros, Caminheiros e Dirigentes, dirigiram-se ao Kartódromo, e descarregaram toda a sua adrenalina em cinco voltas ao circuito, onde houve quem voasse baixinho, quem andasse devagarinho, e quem apoiasse nas bancadas… no final, com a adrenalina no máximo foram todos para a piscina e foi a pura da loucura.

   Regresso ao Campo

De regresso ao Campo, era altura para a equipa de cozinheiros das secções, prepararem o respetivo jantar, enquanto os outros elementos se entretinham entre brincadeiras em conjunto, bem como a preparação do Fogo de Conselho.  

    Nessa altura as condições atmosféricas começaram a ficar cada vez mais instáveis, tendo o sol que nos brindou durante a tarde fugido para dar lugar a um céu encoberto e a chuviscos, primeiro ocasionais, depois com maior intensidade.

Passagens

Depois do jantar, e na esperança que os chuviscos dessem tréguas, realizou-se a Passagem dos Elementos de Secção, passagem abençoada já com chuva intensa, que nos obrigou a recorrer ao palco do recinto, infraestrutura coberta que nos protegeu da chuva.