Comunidade do 1348

Bem-vindo a Comunidade do Agrupamento 1348 S. Miguel da Lama.

A nossa Comunidade juntou-se ao Agrupamento no dia 20 de Novembro de 2010, numa Atividade com acantonamento, que se realizou no Salão Paroquial da Freguesia.

A nossa Comunidade neste momento é constituída por 18 Elementos, 14 femininos e 4 masculinos, divididos da seguinte maneira:

Aspirantes a Pioneiro: 1

Noviços a Pioneiro: 5

Pioneiros Investidos: 12

Pra que não fiques confuso, deixo a explicação entre a diferença de nomes do Pioneiros atrás citados.

Aspirante a Pioneiro:

Aspirante é todo aquele que pretende adquirir a qualidade de Escuteiro pela primeira vez

Noviço a Pioneiro:

Noviço é o Escuteiro que transita de Secção até à respectiva Investidura, ou aquele que já tenha tido a qualidade de associado e pretenda ingressar noutra Secção.

Pioneiro Investido:

Escuteiro que já fez a Promessa na respectiva Secção.

 

    O Patrono da nossa Secção é S. Pedro e este Ano Escutista é especial para Nós, porque S. Pedro é a figura em destaque, e "Faz-te ao Largo" é o lema para o Ano escutista 2012/2013 da Região de Braga do Corpo Nacional de Escutas.

    No nosso Agrupamento como bem sendo habitual, temos um lema próprio, que é escolhido no início do Ano Escutista, este ano é: “Com Pedro abre-te á Verdade.”

  

Equipa de Animação Pioneiros

 

A Equipa de Animação da nossa Comunidade de Pioneiros, para o Ano escutista 2012 / 2013, é constituída pelos seguintes elementos:

Chefe de Unidade: José António Carneiro Machado – CAA

Noviço a Dirigente: Tiago Miguel Gonçalves da Costa

Noviço a Dirigente: Ana Rita Fernandes Marques

Aspirante a Dirigente: Paulo César Araújo Ribeiro

 

Atividade de Inverno no Centro Escutista de Mortágua

No fim de semana de 26 e 27 de janeiro de 2013, os nossos Pioneiros realizaram uma atividade em Mortágua, no Distrito de Viseu , onde procederam também a investidura do Guia de Comunidade e dos guias de Equipa de Pioneiros.

Fica aqui os nomes dosa Elementos e repectivos cargos:

 

Guia da Comunidade de Pioneiros

Carina Sofia Martins de Oliveira           

 

Guias de Equipa de Pioneiros

 

Equipa São Nuno de Santa Maria (D. Nuno Álvares Pereira)

                     Maria Francisca Andrade Barros Machado                   

 

Equipa Steve Jobs

       Carina Sofia Martins de Oliveira

                      

Equipa Leonardo da Vinci

                Ana Isabel Ferreira Pinheiro                                                          

 

Abaixo fica o resumo de quem viveu intensamente esse dia.

    No passado fim-de-semana de 26 e 27 de Janeiro de 2013, a nossa Comunidade realizou a sua Grande Actividade de Inverno no Centro Escutista de Mortágua.

    O centro escutista não é mais que uma escola desactivada, que foi colocada ao serviço do agrupamento local para que pudessem acolher outros agrupamentos e promoverem o convivo com a natureza.

    Então assim foi, depois do muito bom acolhimento por parte da Dirigente do Agrupamento de Mortágua, instalamo-nos no centro.

    Logo após o almoço, um Dirigente do Agrupamento de Mortágua disponibilizou-se para nos dar uma pequena formação sobre orientação com mapas e coordenadas, realizando uma serie de desafios no final para todos treinarem um pouco e verem se aprenderam o que lhes estava a ser ensinado.

Com a colaboração dele realizamos também um raid, utilizando os conhecimentos que ele nos transmitiu, onde tivemos a oportunidade de admirar a magnifica paisagem e entrar em contacto com o que a natureza tem de melhor. Este Raid terminou no Buçaco, forma 10 km de viagem para cada lado, e apesar do cansaço e das naturais bolhas nos pés, o sorriso ia estampado no rosto de cada elemento.

    Á noite, no final de Jantar, realiza-mos o nosso Fogo Conselho, animado pelos animadores das equipas. Este fogo conselho terminou com uma discussão/reflexão realizada pelo chefe de agrupamento para debater os problemas que estavam a ter lugar na comunidade.

    No dia seguinte, teve lugar a celebração da palavra, a qual agradecemos ao nosso assistente a sua disponibilidade para a preparação da mesma, onde nos baseamos na vida do profeta Jonas, imaginário da nossa Actividade, para pensarmos nas vezes que tal como Jonas, fugimos ao chamamento de Deus e nas vezes que o peso dessa fuga e tão grande dentro de nos que sentimos como que tivéssemos pedras amarradas a nós, mas a nossa vida torna-se sempre um sinal mais quando vestimos a camisola de Deus.

    No final da celebração, chegou o momento de impor as faixas aos nossos guias e as insígnias aos restantes elementos. Iniciada com a leitura da ordem de serviço do agrupamento onde eram oficialmente nomeados os guias da comunidade, esta cerimónia tocou a todos, pois todos sentiram o peso da responsabilidade dos seus cargos e comprometeram-se oficialmente a cumpri-los o melhor que sabem e podem. No final, foi entregue a insígnia do desprendimento aos elementos novos da comunidade.

    Durante a tarde regressamos a nossas casas, com uma actividade claramente positiva onde reflectimos bastante sobre a vida em comunidade, nem sempre fácil, mas que torna os problemas menores e as soluções maiores quando todos vestimos a camisola de Deus e o acolhemos na nossa vida como um sinal mais.

Atividade Mortágua - Texto e imagens - Tiago Costa

 

Ficam as imagens do momento: 


Crie o seu site grátis Webnode