Clã Santo Inácio de Loyola
Bem-vindo ao Clã do Agrupamento 1348 S. Miguel da Lama.
O nosso Clã juntou-se ao Agrupamento no dia 24 de março de 2012, numa Atividade em que se realizaram também as Promessas do Agrupamento.
O nosso Clã neste momento é constituída por 7 Elementos, 5 femininos e 2 masculinos, divididos da seguinte maneira:
Aspirantes a Caminheiro: 1
Noviços a Caminheiro: 1
Caminheiros Investidos: 5
Pra que não fiques confuso, deixo a explicação entre a diferença de nomes do Caminheiros atrás citados.
Aspirante a Caminheiro:
Aspirante é todo aquele que pretende adquirir a qualidade de Escuteiro pela primeira vez
Noviço a Caminheiro:
Noviço é o Escuteiro que transita de Secção até à respectiva Investidura, ou aquele que já tenha tido a qualidade de associado e pretenda ingressar noutra Secção.
Caminheiro Investido:
Escuteiro que já fez a Promessa na respectiva Secção.
Equipa de Animação Caminheiros
A responsável pela equipa de Animação do nosso Clã de Caminheiros, para o Ano escutista 2012 / 2013, é constituída pela:
Chefe de Unidade / Noviça a Dirigente: Ana Sofia da Silva Coelho
Clã do 1348
Atividade de Inverno - Unhais da Serra
7 Horas da manhã, Sábado dia 16 de Fevereiro de 2013,o frio temia em continuar mas nada mudava a nossa vontade, vontade essa de viver mais um fim de semana em clã onde se esperavam muitas surpresas pelo meio…
A viagem era longa e o cansaço por vezes pareci a levar-nos a um desgaste físico mas, aquilo que sentíamos interiormente, entre borboletas e um nervoso miudinho, jamais nos faria desistir do grande objectivo que nos levava a este fim-de-semana: “mudar” era simplesmente o objectivo.
Depois de toda aquela longa viagem, apercebemo-nos que finalmente tínhamos chegado ao destino, Unhais da Serra, onde nos instalamos prontamente e fomos bem recebidos pelo chefe do Agrupamento desse mesmo local. No entanto para a grande maioria a parte mais divertida e expectante estava prestes a chegar, a grande subida à torre o tempo passava, passava, e nunca mais chegávamos lá cima ao topo, os caminhos comtemplavam uma paisagem absolutamente fantástica mas assustadora pela sua apertada largura.
Finalmente conseguimos chegar e, qual não foi a nossa admiração quando vimos tudo aquilo coberto de neve, parecia um manto branco onde apenas a diversão e a alegria faziam parte do momento!
Naquela Torre Partilhamos sorrisos, quedas, brincadeiras e acima de tudo uma união de grupo incalculável que deu certamente para nos abstrairmos de todos aqueles problemas que por vezes nos atormentam.
Foi tão bom e tão mágico que passou tão rapidamente e puff, num abrir e fechar de olhos estávamos nós a fazer o nosso grande jantar, mas, enquanto isso, foi-nos feito um desafio. Nas cartolinas que se encontravam espalhadas pela sala teríamos de completar a frase que lá estava com cinco palavras acerca do clã e projectos que queríamos realizar com o clã e individualmente, depois de muitas indecisões acabamos por conseguir completar tudo aquilo.
O tempo passava e aguardávamos pelo tão desejado jantar, que entre muita música sorrisos e brincadeira surgiu graças ao desempenho dos cozinheiros. E que bom que estava esse jantar que nos caiu no estomago de uma maneira soberba dado que o desgaste de calorias naquelas corridas na neve tinha sido imenso!
Arrumamos a nossa “cozinha” e estávamos preparados para conversar sobre os objetivos educativos que compõem as chamadas FÁCEIS: Físico; Afetivo; Carácter; Espiritual; Intelectual e Social e a primeira área que íamos abordar era a do Carácter.
Nessa área os objectivos baseiam-se na autonomia, responsabilidade, tarefa, coerência, personalidade e as escolhas que nos caracterizam. Nesta fase aproveitamos então para falar um pouco de todas as situações que dizem respeito ao clã, e posso dizer que foi certamente a parte que mais nos marcou interiormente!
A cabeça começava a pesar dado tamanho cansaço que sentíamos visto que foi um dia bastante mexido, mas que acima de tudo as recordações iriam permanecer!
Adormecemos…durante todo aquele sono profundo, no meio do frio característico que se fazia sentir, certamente que os sonhos seriam agradáveis isso porque acima de tudo a união de grupo reforçou cada um de nós!
Triiiimmmm… e tocava o despertador de um de nós que rapidamente nos acordou… nada melhor que um grande pequeno-almoço para nos aconchegar a barriga e acima de tudo o frio que passávamos, mas ainda não tínhamos acabado de desenvolver os objetivos das FÁCEIS que nos faltavam… cada um desenvolveu o seu objetivo, da melhor maneira que conseguiu acabando por ajudar ao conhecimento de cada elemento acerca deste assunto!
Ooohhh não… estava a chegar ao fim esta longa caminhada interior de dois dias e as saudades iriam ficar. Saudades dos sorrisos. Saudades das palavras, saudades da união de grupo…
Mas tal como os binóculos servem para focar bem aquilo que queremos observar também estes dois dias vão servir certamente para nos focarmos nos nossos objetivos escutistas, e que os seguiremos com a força da união de todos nós!
Atividade Unhais da Serra: - Texto: Catarina Costa
- Imagens: Carla Machado
Ficam as imagens desse fim de semana alucinante!